FRUTEIRAS EM VASOS

 Quem é que não gosta de colher frutas no pé?  

Por: José António Alberto da Silva-- jaas@apta.sp.gov.brPesquisador Estação Experimental de Colina - APTA

Com o crescimento das cidades os grandes quintais tornaram-se edificações ou cimentados e os pomares domésticos nas propriedades se extinguiram dando lugar as grandes culturas comerciais.

Que tal transformar seu quintal cimentado ou a sacada em uma área de lazer?. Ter um pequeno pomar em casa?  Atualmente os grandes projetos paisagísticos incluem frutas na composição. É ´Chic´ ter frutas no jardim.

É possível produzir frutas em vasos, frutíferas pegam bem no quintal ou em vasos, basta um ambiente com bastante luz, solo adubado, água e um pouquinho de dedicação. O cultivo de frutas como jabuticaba, acerola, goiaba, araçá, gabiroba, pitanga, romã, figo, citros (limões, laranjas, tangerinas, kunquat e calamondinho), carambola, amora, cajá anão, maracujá em pergolados, entre outras, em casa, tornam-se uma terapia para o morador.

As mudas devem ser adquiridas de viveiristas idôneos, dando preferência por mudas enxertadas ou enraizamento de estacas.

 Para o plantio utilize substratos prontos ou prepare você mesmo misturando:  

 

20 L de terra comum sem contaminantes (tiririca, sementes de plantas daninhas)

10 L de esterco de curral curtido

  2 L de húmus

50 g de calcário

50 g de Super Fosfato Simples

A mistura deve ficar leve e solta, para que haja circulação de ar e água para as raízes, caso não esteja assim, adicione uma porção de substrato casca de pinus decomposta ou areia grossa (de rio) para melhorar a aeração e drenagem do excesso de água.

Para o plantio utilize vasos com capacidade superior a 20 L e furado no fundo; coloque uma camada de 3 cm de cacos de telha ou pedra britada para facilitar a saída do excesso de água, preencha o vaso com o substrato preparado, plante a muda bem no centro e irrigue sempre. Observe a umidade, pois tanto o excesso como a falta podem ser prejudiciais.

Conforme a muda for se desenvolvendo, faça a condução moldando a copa.

A manutenção inclui fertilizantes orgânicos (esterco curtido ou húmus), químicos (NPK 12-06-12), além de adubação foliar, feita a cada dois meses e em pequenas doses, durante a primavera e verão, com produtos encontrados em lojas de plantas e paisagismo, assim como o controle de pragas e doenças se houver. Logo após a produção de frutos as plantas podem sofrer podas leves para limpeza, arejamento e conformação da copa.

Ambiente harmônico, diversidade de cores, flores exuberantes, pássaros por perto, cheiro da fazenda e frutas frescas colhidas do pé'. Quem não quer tudo isso em casa?

:: Onde encontrar mudas diversas com qualidade, insumos e orientação?